Seguro de Crédito

Interno / à Exportação

O Seguro de Crédito protege a sua empresa contra o risco da inadimplência dos clientes corporativos.

Além da falência e recuperação judicial, a indenização, em até 90% do valor da conta em aberto, será paga se a cobrança não obtiver resultado.

As seguradoras oferecem Seguro de Crédito doméstico (risco comercial) e de exportação (risco comercial e político), aprovando prazos de crédito de até 180 dias. Prazos maiores se aplicam normalmente para bens de capital e podem ser mitigados individualmente via uma apólice para Bens de Capital.

A seguradora, depois de ter avaliado a saúde financeira dos seus clientes, monitora a sua cobrança, se o cliente não pagar conforme negociado.

Benefícios:

  • Quase todas as empresas no momento de fechar a venda são forçadas a outorgar prazos a seus clientes (PJ). Dependendo do ramo, estes prazos podem chegar à até 6 meses. Com isso, a empresa vendedora corre o risco de não receber.
  • A empresa que opta pelo Seguro de Crédito tem a seguradora como parceira para reduzir e até zerar o risco de inadimplência dos seus compradores.

 

Com uma apólice de Seguro de Crédito a sua empresa pode outorgar prazos

a partir da primeira venda, ganhando mercado à frente dos concorrentes.

Conceito

  • As seguradoras tem bancos de dados em que uma grande parte das empresas nacionais e internacionais estão cadastradas e são avaliadas quanto a sua saúde financeira. Antes da primeira venda garantida, a empresa segurada solicita um limite de crédito a sua seguradora. Na maioria dos casos ela já tem o limite aprovado imediatamente (online), ou pelo menos uma aprovação parcial.Em alguns casos, baseados nas informações em sua base de dados, a seguradora recusa a cobertura. Nos casos de cobertura parcial ou de recusa, ela esclarece a decisão ao segurado.
  • Com a aprovação, o segurado pode vender a prazo com a segurança de poder contar com seus recebimentos: Se o comprador não pagar no dia do vencimento, o segurado faz uso de seus métodos de cobrança. A partir de um prazo determinado, a seguradora assume a cobrança.
  • Caso a seguradora não consiga receber o valor total ou parcial, ela mesma paga ao segurado o valor da nota fiscal, menos a franquia. Se for decretada a falência do comprador, a seguradora reembolsa imediatamente o segurado.

Perguntas frequentes:

Quais riscos são cobertos pelo Seguro de Crédito?

O sinistro principal coberto pela apólice e a falência decretada do seu comprador. Além disso, a apólice dá cobertura em caso de “mora pura e simples”. Nesta situação, o sinistro é determinado depois de um prazo fixado pela apólice, contado à partir do vencimento da fatura, caso as tentativas de cobranças não tiverem sucesso.

Como adquirir um Seguro de Crédito?

A empresa interessada deve preencher o questionário. Baseado nestes dados e em outras informações obtidas em um diálogo pessoal, a GECO Serviços Financeiros verifica o mercado para apresentar a apólice mais apropriada à sua empresa.

Quanto custa o prêmio da cobertura?

A taxa de prêmio será determinada pelo seu ramo, tamanho da sua empresa e histórico de perdas entre outros fatores. O segurado pagará esta taxa sobre o seu faturamento coberto.

Como e quando recebo a indenização?

A partir do momento em que o sinistro é determinado e o segurado apresentou os documentos (nota fiscal, canhoto de entrega etc), a seguradora pagará o valor devido ao segurado, menos a franquia. O sinistro á determinado se houver a falência decretada/recuperação judicial de seu comprador ou no final do prazo da mora pura e simples.

Quais são os benefícios do Seguro de Crédito para a minha empresa?

Os devedores duvidosos são reduzidos ao mínimo. Com a garantia dos recebimentos, sua empresa oferecendo prazos, pode atuar mais competitiva no mercado. Entrando em novos mercados (nacionais e internacionais) e conquistado novos clientes, o Seguro de Crédito sempre o acompanha com os três principais serviços: avaliação e quando necessário, cobrança e indenização.

O Seguro de Crédito é apropriado para minha empresa?

Quando a sua empresa presta serviço ou vende mercadoria a prazo a uma outra pessoa jurídica e não consegue cobrar o valor da nota fiscal, o Seguro de Crédito cobre o risco de inadimplência. Desta forma, o Seguro de Crédito não se aplica a uma empresa que vende a pessoas físicas ou realiza vendas à vista.